terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Estiracossauro

Nome científico: Styracosaurus albertensis, S. Ovatus (Lagarto ouriço ou Lagarto espinhoso).
Tamanho: 5,5 a 6 metros de comprimento e 1,8 a 2 metros de altura.
Alimentação: herbívora.
Peso: 3 toneladas aproximadamente.
Viveu: Canadá, Montana, Arizona na América do Norte.
Período: Cretáceo (Campaniano).


O estiracossauro foi descoberto em Alberta no Canadá por C.M. Sternberg e foi nomeada por Lambe em 1913. A primeira a ser descrita foi a espécie Styracosaurus albertensis e posteriormente outras foram descritas como o Styracosaurus ovatus tendo como diferença a posição de chifres do colar ou escudo ósseo e a quantia dos mesmos que eram 6 a 8 no S. albertensis e no S. Ovatus são apenas 4. No S. albertensis os dois esporões centrais do colar eram voltados para fora do escudo, ao contrário do S. ovatus que tinha os mesmo "chifres" voltados pro interior apontando um para o outro. O Styracosaurus foi um dino com chifres do período cretáceo, vivendo entre 85 a 76 milhões de anos atrás, na América do Norte, mais precisamente Alberta no Canadá. Tinha como principal característica um grande "chifre" nasal estimado em aproximadamente 50 a 60 centímentros de comprimento.

Porém levando em conta estudos em outros dinos de grande chifre nasal pode ser que fosse menor e arredondado na ponta. Seu escudo ósseo que se projetava do crânio era ornado com 6 grandes espigões de osso puro, sendo 3 voltados para um lado e os outros 3 para o outro no S. albertensis. Era herbívoro e tinha a boca terminada em um afiado bico córneo para cortar plantas. Seu crânio possuía no escudo grandes aberturas para torná-li mais leve, como pode ser observado na foto abaixo, onde um crânio está exposto no Museu Americano de História Natural.
Vários dinossauros foram atribuídos à espécie styracosaurus além de S.albertensis e S. ovatus.
Abaixo alguns nomes que ainda geram polêmica.
Styracosaurus parksi
Styracosaurus borealis
Styracosaurus makeli
Styracosaurus sphenocerus
Os nomes acima são tidos ou como sinônimo das duas espécies já anteriormente descritas, outros foram renomeados para monoclonius ou outros dinos como einiosaurus e mais alguns centrosaurídeos.
Tudo indica que os styracosaurus viveram em bandos com outros ceratopsianos mais famosos, se unindo para procurar comida, acasalar e assim permaneciam a vida toda.
Como em todos os dinossauros que possuem adornos como placas ou escudos ósseos, o estiracossauro possuia seu escudo e este sempre tem sido especulado para definir a sua utilidade. Muitos acham que era para defesa, defendendo a parte do pescoço com o escudo e os espigões ósseos, já outros pensam que serivam para regular a temperatura do animal. A mais provável e aceita até hoje é que era usado para exibição para intimidar rivais e atrair fêmeas.O estiracossauro é um dinossauro muito popular devido seus chifres e aparece frequentemente em desenhos e filmes. Nos jogos de vídeo-game também faz aparições como em Jurassic Park Operation Genesis, Turok, Zooticon e outros. Brinquedos baseados nesse dinossauro também são comuns.

Nenhum comentário: