terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Saurópodes

Saurópode que significa " pés de lagarto," é um grupo de dinossauros muito conhecido por todas as pessoas. Quem nunca viu falar do " Pescoçudo" hein? Todo mundo conhece eles que são os maiores animais que pisaram no planeta Terra há milhões de anos atrás. Eles eram como os Terópodes, dinossauros saurisquianos, ou seja, que tem bacia de réptil. Bem suas principais características são o pescoço geralmente muito longo e seu tamanho gigantesco. Eram todos herbívoros e viveram nos três períodos da era mesozóica, o triássico, jurássico e cretáceo. Viveram em terra firme, ao contrário do que muitos cientistas pensaram ao descobrir os primeiros saurópodes. Por serem muito pesados acreditava-se que vivessem na água apenas com o pescoço acima d'agua e isso se reforçava pelas narinas no topo do crânio. Mas depois de muito estudo ficou comprovado que eles eram terrestres.
Os mais conhecidos são do jurássico e os do triássico eram diferentes, menores e mais primitivos classificados como Prossaurópodes. Um exemplo de prossaurópode é o Anchisaurus e o Plateosaurus, o primeiro do início do jurássico e o segundo do final do triássico. Outro traço marcante é a cabeça, sempre muito pequena em relação ao corpo e sua cauda é quase sempre longa, principalmente em diplodocideos, ao contrário da família Brachiosauridae que tem cauda mais curta. Nas patas dianteiras possuiam garras para cavar o solo em busca de água talvez e para eventualmente se defender, potencializando um chute num predador que ataca.
Os dinos deste grupo viveram praticamente em todos os continetes e posso citar alguns de cada. Na américa do Norte temos os famosos Diplodocus, Apatosaurus, Camarasaurus e até Brachiosaurus. América do Sul tem se os gigantes Argentinosaurus, Saltasaurus e Amazonsaurus, Gondwanatitan e Maxakalisaurus. Na Europa os Titanosaurus, o recém descoberto Turiasaurus, Magiarosaurus. Como exemplares africanos o Brachiosaurus, Jobaria, Dicraeosaurus e outros. Agora alguns dinos asiáticos são o Shunosaurus, Klamelisaurus, Mamenchisaurus e Omeisaurus. Nos polos não tenho conhecimento de fósseis de saurópodes.
Na austrália foram recentemente descobertos dois saurópodes titanosaurideos apelidados de Cooper e George. Não se tem uma descrição científica dos nomes ainda. Existem inúmeras espécies de surópodes, alguns não tão grandes mas assim mesmo fascinantes, outros encontrados mas ainda sem descrição formal e completa e alguns que fogem às características normais dos grandalhões comedores de plantas.
O Dino chinês Shunosaurus é um deles, pois tem na ponta da cauda um porrete de osso como os ankilossauros. O Saltasaurus revolucionou os estudos dos saurópodes provando com seus fósseis que alguns "pescoçudos" também tinham calombos ósseos no corpo e o Amargasaurus exibia em seu pescoço uma vela formada pelas espinhas prolongadas e pele que as recobria. Já o estranho Agustinia possuia espinhos ósseos nas costas.Mas se tratando de saurópodes o que principalmente se deve dizer é que que viviam geralmente em grupo, as fêmeas migravam na época de postura de ovos até um local exato para construção de ninhos, mas nada se pode afimar com toda certeza. Também eram capazes de devastar áreas inteiras de plantas com um único bando e assim que o alimento escasseava se mudavam até outro local cheio de comida. Eram quase todos enormes, medindo mais de 20 metros de comprimento e 10 metros de altura variando de espécie para espécie. O dino mais alto é o Brachiosaurus com 22 metros sendo uns 10 só de pescoço, já o mais longo tem muita polêmica entre o Argentinosaurus, Seismosaurus e Amphicoelias todos estes com mais de 35 metros de comprimetno. Geralmente os mais velhos do bando protegiam os filhotes dos ataques e guiavam o bando. Diplodocideos usavam muito a cauda fina e longa como chicote para se defender, ( a indícios que chegavam à incrível velocidade do som) mas o seu tamanho quase sempre bastava para evitar ataques. Também se apoivam nas patas traseiras para comer ramos altos ou para "chutar" e esmagar inimigos que se aproximassem. A respeito de seu peso, os pés tinham um formato especial que amortecia o peso e não prejudicava os ossos. Sua alimentação é basicamente folhas e galhos engolidos inteiros e moídos por Gastrólitos ( pedras do estômago e da moela engolidas para triturar alimento juntamente com pinhas e suco gástrico) para facilitar a disgestão, pois seus dentes frágeis e fracos em forma de colher, juntamente com uma mandíbula ineficaz faziam da mastigação um ato praticamente impossível.
Abaixo a classificação dos sauropoda:
Reino : Animalia
Filo: Cordados
Classe: sauropsida
Superordem: Dinossauria
Ordem: Saurischia
Infraordem: Sauropoda

A infraordem sauropoda se divide em várias famílias como representado abaixo.

Infraordem Sauropoda
Ammosaurus
Anchisaurus
Isanosaurus
Kotasaurus
Lessemsaurus
Família Blikanasauridae
Família Melanorosauridae
Família Vulcanodontidae
Família Cetiosauridae
Família Tendaguridae
Família Omeisauridae

Clade Turiasauria
Divisão Neosauropoda
Haplocanthosaurus
Jobaria
Superfamília Diplodocoidea
Família Rebbachisauridae
Família Dicraeosauridae
Família Diplodocidae
Subdivisão Macronaria
Família Brachiosauridae
Família Camarasauridae
Família Euhelopodidae
Superfamília Titanosauroidea

Nenhum comentário: